
carnaval de Itabuna, no sul da Bahia, tem como principais atrações deste ano a cantora Aline Rosa e as bandas Babado Novo, Cacau com Leite, Lordão, Tsunami e Sinho Ferrary. A montagem das estruturas para o evento já está em fase final, porque a festa tem início na sexta-feira (10) e segue até o domingo (12). A organização do evento espera reunir cerca de 60 mil pessoas por dia. A festa também contará com atrações locais. Segundo a prefeitura, serão ao todo 10 atrações por noite.
As avenidas Aziz Maron e Mário Padre, por onde passam os trios elétricos, ganharam reforço na iluminação. Na sexta-feira, à partir das 14h, o acesso de veículos no circuito será fechado. A folia está marcada para ter início às 16h, com a Lavagem do Beco do Fuxico. Em seguida, às 18h, é hora dos blocos desfilarem na avenida em trios elétricos.
A segurança será ampliada para festa. "Vamos cercar toda a área e reforçar o policiamento. Vamos ter entradas fechadas em todas as laterais, com detectores de metais. Estarão trabalhando aqui 280 policiais militares, 62 policiais civis e 64 guardas municipais, Tudo isso para dar segurança e para que os foliões venham brincar em paz", disse o coordenador da festa, Jorge Vasconcelos.
Ainda de acordo com a organização, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e secretarias de saúde vão estar de plantão na Câmara de Vereadores da cidade.
Na área da Praça Rio Cachoeira ficará a praça de alimentação, e na quadra de esportes do local vai funcionar um espaço com programação voltada para as crianças. Cerca de 150 vendedores ambulantes cadastrados pela prefeitura vão trabalhar no circuito da festa. Segundo o coordenador de Vigilância à Saúde do município, Lucas Santana, os ambulantes receberam treinamento para vender comidas e bebidas dentro das normas de higiene.
"Foi passado toda a estratégia de conservação desses alimentos e bebidas, de armazenamento adequado na temperatura adequada, das técnicas de higiene. Também foram orientados a usar os equipamentos de proteção individual, como também a forma adequada deles estarem com luvas, com toucas", afirmou Santana.
Procurador diz que a prefeitura está buscando gastar o mínimo possível no carnaval (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Procurador diz que a prefeitura está buscando gastar
o mínimo possível no carnaval (Foto: Reprodução/TV
Santa Cruz)
MP pediu cancelamento de festa
A prefeitura de Itabuna manteve a festa, mesmo após o Ministério Público Estadual (MPE) recomendar que a administração municipal não gaste recursos públicos na festa. Representantes da prefeitura se reuniram com promotores de Justiça, para apresentar os gastos com a festa.
Segundo o procurador geral da prefeitura de Itabuna, Luiz Fernando Guarnieri, o carnaval não comprometerá serviços básicos.
“Os empresários apoiam. Haverá um incremento na rede hoteleira, no comércio local. E a gente está tentando, evidentemente, o menor gasto possível”.
A estimativa da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), entidade que organiza o carnaval, é de que as despesas da festa fiquem em torno de R$ 526 mil.
Após a reunião,

o promotor Inocêncio de Carvalho disse que vai analisar os dados apresentados pela prefeitura, e o MP decidirá se entra ou não com ação na Justiça para cancelar a festa.

Promotor ficou de analisar dados apresentados pela prefeitura e decidir se MP entrar ou não com ação na Justiça
Promotor ficou de analisar dados apresentados
pela prefeitura e decidir se MP entrar ou não com
ação na Justiça
“Havendo o carnaval, significa que houve destinação de recursos públicos para serviços não considerados essenciais, o que pode gerar uma ação para os gestores”, afirmou o promotor.
Na recomendação para que a prefeitura de Itabuna não faça gastos públicos com o carnaval, o MP afirma que a realização do evento acarreta incalculáveis custos diretos, decorrentes principalmente do sobrecarregamento dos serviços de saúde, segurança, iluminação e limpeza públicas. Ainda de acordo com o MP, servidores municipais contratados ainda não receberam a remuneração de dezembro e o 13º salário, e que durante anos seguidos, o município não vem destinando recursos públicos dentro dos percentuais mínimos previstos pela Constituição Federal nas áreas de Saúde e de Educação.
(Foto: Elias Dantas)(Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)fonte G1 ba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário